"Plante esta ideia": conheça o projeto de preservação ambiental do Distrito 4740

Plantar 200 mil mudas de árvores nativas. Esse é o objetivo do projeto “Plante esta ideia”, do Distrito 4740, para os próximos 36 meses. Para isso, vai contar com o trabalho de todos os clubes e associados aliado à parceria com instituições e iniciativa privada. Afinal, o meio ambiente precisa de todos nós e preservá-lo é nosso dever enquanto habitantes do planeta Terra.

O “Plante esta ideia” faz parte de algo muito maior: uma cooperação multidistrital que abraçou a sétima área de enfoque do Rotary International, implantada em 1º de julho de 2021: o Meio Ambiente. Mas o engajamento do Rotary com a causa começou muito antes disso. Desde meados de 1920 que Paul Harris, seu fundador, plantava mudas de árvores por onde passava para simbolizar o valor da amizade e da boa vontade, tornando a prática uma tradição da organização.

Entre tantos marcos a se mencionar, é indispensável lembrar que, em 1990-91, quando Paulo Viriato Corrêa da Costa presidiu o Rotary International e elevou a questão ambiental a primeiro plano, lançou o programa “Preserve o Planeta Terra” logo em seu pronunciamento na Assembleia Internacional. Além do plantio de árvores, a proposta abrangia ações para diminuir a poluição atmosférica e limpar os recursos hídricos, protegendo o planeta para as gerações futuras.

Essa proposta de Paulo Viriato foi recentemente reestruturada pelo Distrito 4560, de Lavras/MG, com o relançamento do programa “Preserve o Planeta Terra” e a previsão de plantar um milhão de árvores por lá, se tornando o “projeto mãe” ao buscar parcerias para difundir a ideia em outros distritos brasileiros.

A proposta rapidamente ganhou força e parcerias. Para oficializar o compromisso com o “projeto mãe”, um termo de adesão foi assinado pelo Distrito 4710, do Paraná, pelo projeto “Plante Vida”, que se compromete a plantar 250 mil mudas de árvores; pelo Distrito 4563, de São Paulo, para o plantio de 10 mil mudas e 40 mil sementes pelo projeto “Virada Sustentável”; e, como não poderia ser diferente, pelo Distrito 4740, com o “Plante esta ideia”, reforçando o comprometimento com essa importante causa.

“Nossa participação e parceria com outros distritos nos darão frutos que vão ser colhidos nos próximos meses e anos. Trabalhar em parceria é essencial para que tenhamos mais força, além de mostrar nosso engajamento em defesa do meio ambiente e dar destaque ao nosso Distrito. Durante esse processo e a longo prazo, quem ganha são todos os rotarianos, inclusive nossos companheiros do Distrito 4740”, destaca o governador 21-22 do Distrito 4740, Ivan Roberto Gilioli.

 

Importância

O plantio das árvores, além de preservar e recuperar áreas degradadas, vai promover a reflexão sobre os problemas socioambientais no âmbito de cada região distrital, além de melhorar a qualidade do ambiente socioambiental e estimular atitudes e procedimentos que levem ao uso racional dos recursos naturais.

Ilton Agostini Júnior, presidente da Comissão do Meio Ambiente do Distrito 4740, explica que o estado de Santa Catarina está inserido no bioma mata atlântica, que compreende 17 estados, e é um dos biomas mais degradados do mundo. “Como a proposta é fazer o plantio de mudas e recuperação de áreas, qualquer ação que se desenvolva dentro desse projeto [“Plante esta ideia”] vai incidir diretamente na conservação desse bioma, que é considerado um patrimônio nacional pela Constituição Federal de 1988”, informa.

Outro ponto de destaque é que o projeto está alinhado com as propostas de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 objetivos com 169 metas, a chamada Agenda 2030. Assim, o “Plante esta ideia” atende diretamente os objetivos 6 (água potável e saneamento), 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e 15 (vida terrestre), além de cinco metas de desenvolvimento sustentável.

“Por fim, está alinhado com a nova área de enfoque do Rotary, o meio ambiente, que apoia atividades em prol da conservação e proteção de recursos naturais, da sustentabilidade ambiental e da harmonia entre as pessoas e o meio ambiente. Com o plantio de 200 mil mudas nativas em três anos na circunscrição do Distrito 4740 queremos sensibilizar os rotarianos sobre a importância de promover ações de preservação ambiental e estimular essa reflexão sobre a importância do ambiente sadio e equilibrado”, destaca.

 

Como funciona

O Distrito 4740 tem uma grande equipe mobilizada para que o “Plante esta ideia” crie fortes raízes e desenvolva bons frutos. É liderado pelo governador Ivan Roberto Gilioli com a coordenação de Ilton Agostini Júnior e conta com a seguinte comissão distrital do projeto: Vanussa Maggioni Cella, Wagner Marafon Onghero, Armando Göcks, Francielle Cristine Trautmann, Arildo Camargo de Lima, Robison Fumagalli Lima e Mauro Ros.

Para colocar o projeto em prática, cada clube vai identificar uma área para receber as mudas ou para ser recuperada. A partir disso e conforme a realidade local, vai firmar parcerias com prefeitura, universidade, órgãos ambientais e iniciativa privada para conseguir doação das mudas, parceiros para plantio e conservação da área plantada. Os parceiros, de acordo com as categorias de apoio, serão reconhecidos com selo especial do projeto pela dedicação na preservação do meio ambiente.

“Ao fazer o plantio, vai ter monitoramento do local por, pelo menos, três anos para ver se a muda conseguiu se desenvolver. Após isso, vamos compilar essas ações e prestar contas, mostrando a efetividade do Distrito 4740 em atingir a meta proposta e fazer o acompanhamento da recuperação dessas áreas”, afirma Ilton.

Para colocar o “Plante esta ideia” em prática no seu clube, entre em contato com a comissão distrital do projeto (Ilton - 49 9.9982.9293). O trabalho de todos é essencial para que o Rotary continue trabalhando no que faz de melhor: servir para transformar vidas, construindo um futuro melhor.

 

*Com informações da revista Rotary Brasil

Localizar site dos clubes